Apresentação

Apresentação de artigo sobre a Fiat no ILA 2018

Gabriel Garbulho, designer e professor.

Design era uma paixão antes mesmo de eu saber o que isso significava. Ainda adolescente, comecei a fazer trabalhos de identidade visual e design gráfico em que havia uma preocupação em entender o propósito da comunicação, os desdobramentos das aplicações gráficas, as possibilidades que os materiais gráficos ofereciam em questão de tiragem, acabamento e muito mais. Era um trabalho intuitivo com muita prototipagem e tentativas de solução que pudessem alcançar resultados para as empresas que nos contratavam.

Entrei na FAU-USP para cursar Design em 2006, e em 2007 surgiria uma novidade que mudaria o rumo da nossa atuação: o lançamento do iPhone e a potencialização do conceito de apps abriu espaço para a nossa atuação no desenvolvimento de experiências digitais das mais diversas, e também acelerou a movimentação de startups. Eu aprendi de início a fazer frontend e sites, e depois em conjunto com meu sócio e grande amigo Eduardo Camillo, começamos a propor experiências de serviços utilizando de forma ainda pioneira ferramentas do design thinking para desenvolver negócios digitais inovadores baseados na voz do usuário, como é o caso do Design Aqui, feito em parceria com a Editora Blucher.

De 2012 para frente veio o aprofundamento na relação com grandes empresas, primeiro através da VTX, startup de reconhecimento de imagens para busca que tinha clientes como Qualcomm, Via Varejo e Netshoes, e depois inserido nas áreas de produto digital das próprias empresas, desenvolvendo o entendimento das necessidades do usuário para a elaboração de soluções inovadoras que pudessem apoiar resultados viáveis.

A migração para as áreas de produto digital das empresas fez com que eu pudesse ter acesso a uma riqueza de tecnologias para geração de dados que permitiu construir uma visão de performance para o design muito mais dinâmica, combinada com a consolidação de práticas ágeis em discovery e delivery que hoje são comuns para as empresas contemporâneas.

Nesses anos busquei desafios de produto instigantes em que pudesse explorar diferentes perspectivas técnicas e formas de buscar resultados através do design, com enfoque em novos produtos (Itaú), inovação organizacional (Cielo), novas tecnologias e serviços (Stellantis), e agora em liderar o impacto de design em nível tático e estratégico (Take Blip).

Fico feliz de saber que hoje o design tem seu espaço de solução de problemas reconhecido pelo impacto social, de negócio, e que podemos ter sonhos mais ousados para um mundo de conexões entre pessoas e propósitos.

Últimas experiências

04/2021 – agora | Take Blip

Chapter Lead de Product Design

Lidero o time de Product Designers que constroem o Blip, em uma jornada que abrange diferentes etapas da construção e evolução dos processos de atendimento digital em pequenas e grandes empresas.

A rotina com o time envolve o alinhamento estratégico, suporte técnico e desenvolvimento de carreira, além da formulação das ações voltadas à disseminação da cultura de design dentro da empresa como um todo, apoiado em uma estrutura ágil com tomadas de decisão autônomas e baseadas em dados.

04/2018 – 03/2021 | Stellantis (ex-FCA Group)

Especialista em Design

Responsável pela descoberta e determinação de soluções digitais na jornada do consumidor para as marcas Fiat, Jeep e Ram.

  • Estruturação de Product Discovery e desenvolvimento de novos serviços
  • Suporte estratégico para as equipes de design em squads digitais para plataformas mobile e
    veiculares (Android Auto / Apple CarPlay)
  • Organização de pesquisas e levantamentos qualitativos em design de serviços para a geração
    de novas jornadas de consumo com parceiros in-car, aluguel de veículos, carro conectado e
    novas plataformas digitais veiculares.

Cielo

06/2017 – 03/2018 | Cielo

Especialista em Inovação

Fui parte da primeira formação do Garagem Cielo, equipe de inovação com forte atuação no suporte de métodos de facilitação, e em pesquisas voltadas à usabilidade para o desenvolvimento de novos negócios em pagamentos.

  • Criação de métodos exclusivos para o apoio às atividades de transformação digital
  • Facilitação em dinâmicas para o desenvolvimento de parcerias com grandes clientes em
    diversos segmentos
  • Visão de design para novos produtos (ex.: QR Code Pay)
  • Mentoria em Hackathons e organização de eventos de educação corporativa

07/2016 – 05/2017 | FS Holding

UX Designer

UX Lead das áreas de entretenimento, promoções e e-learning, com projetos junto a todas as grandes operadoras brasileiras de telefonia.

  • Desenvolvimento de ferramentas e modelos apoiados em pesquisa com o usuário qualitativa
    e quantitativa para novos projetos
  • Elaboração e mediação de Design Sprints
  • Prototipação para validação de ideias (Flinto e Marvel)
  • Coordenação do desenvolvimento de UI junto a agências parceiras

banco itaú

12/2014 – 07/2016 | Banco Itaú

Analista de produtos (UX)

Pesquisa com usuário e alinhamento estratégico para prototipação de interfaces e serviços destinados à Pessoa Física e Jurídica, em células ágeis.

  • Atuação em Sala de Performance, trabalhando objetivos de melhoria de experiência voltados à conversão, com uso de ferramentas avançadas de teste e análise de dados.
    Participação na célula de desenvolvimento do app Itaú para Tablets, com enfoque Lean
  • Desenvolvimento e validação da primeira versão do aplicativo de abertura de conta corrente

vtx brasil

11/2012 – 11/2104 | VTX Brasil

Designer / Product Owner

Planejamento estratégico de produtos mobile, com atendimento às contas de Netshoes, Qualcomm e ViaVarejo.

  • Organização de célula ágil de desenvolvimento, com enfoque Lean.
  • Planejamento de UX e layout para aplicações web, mobile e Facebook apps.
  • Frontend avançado para interfaces de trabalho.